Famílias seguem ilhadas em Agudo; município aguarda apoio aéreo para resgate de moradores

Thais Immig

Famílias seguem ilhadas em Agudo por conta da chuva histórica que atinge a Região Central. Nesta quarta-feira (1º), moradores foram removidos, de barco, pela Defesa Civil e bombeiros voluntários. A prefeitura do município aguarda apoio aéreo para o resgate em locais de difícil acesso.


Em entrevista à Rádio CDN, o Secretário de Obras de Agudo, Ederson Lipke, afirmou que as localidades de Porto Alves e Nova Boêmia são dois pontos que têm preocupado devido à falta de acesso e comunicação. Em Porto Alves, moradores estão em cima de telhados esperando o resgate que tem sido feito com barco pela Defesa Civil e bombeiros voluntários. Já em Nova Boêmia, que fica a 25 quilômetros do centro da cidade, as equipes de resgate ainda não tiveram acesso ao local. A região também está sem energia elétrica e internet, o que impede a comunicação com os moradores. Por isso, Lipke explica que a prefeitura aguarda apoio aéreo para realizar o resgate dessas pessoas:

– A gente não tem como chegar nesses locais. Todos os acessos disponíveis para chegar até lá estão bloqueados porque caíram pontes ou estão debaixo d'água. A gente não sabe como chegar até lá ainda. Precisamos esperar o nível do rio baixar. A situação é dramática. Eu, em 20 anos de funcionalismo público, não tinha visto tamanha quantidade de chuva. 

O nível do rio Jacuí elevou e tem causado transtornos em Agudo. Foto: Prefeitura de Agudo (Reprodução)

Em outros pontos da cidade, pontilhões foram levados pela força da água e pontes de concreto tiveram a estrutura comprometida. Os moradores que ficaram desabrigados estão sendo encaminhados ao Ginásio Municipal, onde uma força tarefa é realizada para receber e acomodar os atingidos. Segundo a Secretaria de Assistência Social, Raquel Melo, aproximadamente 20 pessoas foram abrigadas. Além de moradores, aqueles que não conseguiram seguir viagem devido à situação das rodovias, como caminhoneiros, também estão no local. Nesse momento, a secretaria precisa de doações, principalmente de produtos de higiene e roupas, que podem ser levadas diretamente ao Ginásio Municipal. 

Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cabeceira de ponte desaba e interdita acesso entre Santa Maria e distrito de Arroio Grande Anterior

Cabeceira de ponte desaba e interdita acesso entre Santa Maria e distrito de Arroio Grande

Motoristas podem acessar rotas alternativas entre Santa Maria e Itaara; veja as orientações Próximo

Motoristas podem acessar rotas alternativas entre Santa Maria e Itaara; veja as orientações

Geral